Iluminação

O primeiro passo para garantir que sua videoaula fique bem iluminada é gravar em um ambiente que seja naturalmente bem iluminado. Utilizar a luz do dia através de uma janela já pode garantir qualidade para a videoaula. Para isso, o educador deve se posicionar de frente para a janela (contra a luz), para que a luminosidade bata em seu rosto. Já a câmera deve ser posicionada próximo a janela, com a lente virada no sentido contrário à luz.

Uma dica importante: nunca faça as videoaulas, ao vivo ou gravadas, se posicionando no centro do foco da luminosidade, por exemplo, colocando-se encostada na janela e virando a câmera para você. Nessa posição, a imagem ficará escura e prejudicará a nitidez do vídeo.

Entretanto, nem todo mundo possui um espaço bem iluminado ou pode fazer seus vídeos durante o dia. Além disso, não é sempre que a iluminação natural é o suficiente. Uma boa dica é sempre realizar gravações de teste e visualizar o resultado na tela do computador ou mesmo numa televisão, pois a imagem que aparece no visor das câmeras muitas vezes é enganosa.

No caso de uma videoaula com enquadramento mais fechado, o educador pode optar por um sistema de iluminação conhecido como “iluminação de dois pontos”. Este é um modo mais simples e funcional de se iluminar um cena. Basta posicionar duas fontes de luz, uma de cada lado da câmera, voltadas para quem está falando.

O ideal é que sejam fontes de luz com brilho diferente, para que uma funcione como a luz principal, que efetivamente ilumina, e a outra funcione como uma luz de preenchimento, ou seja, aquela que elimina as sombras formadas no rosto da pessoa que está sendo iluminada. Este tipo de iluminação pode ser feita com abajures comuns, destes que se tem em casa, mas, prefira lâmpadas brancas para ter uma luz mais forte.

Se o enquadramento da aula for aberto, pense seriamente em adquirir equipamentos de iluminação um pouco mais avançados, como o soft box ou painéis de LED, que permitem iluminar cenários maiores.

Com eles, talvez seja necessário partir para um sistema de “iluminação de três pontos”. Nele, além das duas luzes ao lado da câmera, uma outra fica posicionada atrás da pessoa que está falando. Assim, teremos a luz principal vindo do lado da câmera, a luz de preenchimento do outro lado câmera e uma contra a luz, voltada para a luz principal.

Last updated