Educação passiva X educação ativa

Os modelos tradicionais de educação, com suas aulas expositivas e a figura do educador no centro do processo de aprendizagem estão com os dias contados. Este formato era guiado por uma metodologia que hoje é chamada de passiva, pois o papel dos estudantes é somente ouvir e absorver o conhecimento. Nem mesmo o ensino presencial tem dado preferência para esta metodologia atualmente.

Agora, quando falamos de ensino virtual, a metodologia passiva perde ainda mais sentido, porque ela não consegue despertar o interesse dos estudantes. Numa sala de aula virtual, a interatividade é imprescindível. É por isso que o educador precisa conhecer novos métodos de compartilhar conhecimento e atingir os estudantes. Isso somente é possível por meio da metodologia ativa.

Com a metodologia ativa, o educador se torna um guia que orienta os estudantes no caminho do conhecimento, na resolução de problemas e na elaboração de ideias. Por outro lado, os estudantes são estimulados a participar ativamente do processo de aprendizagem, o que os torna mais independentes, proativos e responsáveis.

Dentro da metodologia ativa, encontramos diferentes tipos de abordagem que os educadores podem seguir. As principais são as seguintes:

  • Aprendizado por problemas – permite que os alunos exerçam o aprendizado a partir de desafios. Ao encarar determinadas situações e problemas, é necessário aos estudantes trabalhar com criatividade e reflexão;

  • Aprendizado por projeto – é um mecanismo que propõe aos alunos identificarem uma situação que não necessariamente é um problema, mas pode ser melhorada. Essa abordagem estimula o trabalho em equipe e possibilita a descoberta de aptidões que podem ser um diferencial para o empreendedorismo e o mercado de trabalho;

  • Sala de aula invertida – é uma das abordagens de aprendizagem que contam com o auxílio da tecnologia, transformando qualquer ambiente em um espaço dedicado ao estudo. Seja em casa, seja na rua ou nos meios de transporte, é possível aos alunos acessarem o conteúdo previamente, disponibilizado nas plataformas de ensino, para já chegarem às aulas virtuais preparados para as discussões. A ideia é que eles conheçam o conteúdo antes da aula em si.

Entre os principais benefícios da metodologia ativa estão o maior engajamento e envolvimento dos estudantes, que passam a ser protagonistas do aprendizado individual e coletivo. Durante o processo eles se tornarão mais autônomos, confiantes, responsáveis e irão adquirir um senso de colaboração com os colegas por meio dos trabalhos em equipe.

Veja agora alguns exemplos práticos de interações que podem ser desenvolvidas dentro da metodologia ativa.

Last updated