Câmera e enquadramento

Agora que já conhecemos quais são os equipamentos mais utilizados para a captação das imagens da videoaula, precisamos falar sobre o enquadramento, que nada mais é do que aquilo que irá aparecer quando os alunos reproduzirem o vídeo. Escolher o enquadramento do vídeo é determinar aquilo que queremos captar com a câmera.

E para isso não existe uma regra. Pode-se optar por um enquadramento mais fechado, mostrando apenas do pescoço para cima e sem focar no cenário. É possível que o enquadramento seja um pouco mais aberto, mostrando da cintura pra cima e uma mesa de trabalho, ou, ainda, mostrar o corpo inteiro e o cenário. Tudo vai depender da intenção do educador e das características de cada aula.

Antes de definir qual será o enquadramento da aula, o educador precisará ter em mãos o roteiro de sua aula – você pode ver como montar um roteiro para videoaulas em outro capítulo desse manual. Com ele, é possível entender a dinâmica daquilo que irá acontecer diante da câmera, ou seja, se durante a aula você vai precisar se mover pelo cenário ou se vai ficar somente sentado explicando o conteúdo.

No caso de uma aula mais parada, a melhor opção é se colocar diante da câmera, sentado, de modo que apareça o seu corpo do abdômen para cima. Isso lhe deixará mais confortável para movimentar os braços e se mover na cadeira sem sair do enquadramento. Se for uma aula mais movimentada, em que seja necessário levantar e andar, escolha ficar mais longe da câmera e, se possível, já inicie a aula em pé. Isso lhe dará margem para caminhar pelo cenário sem sair do enquadramento.

Para qualquer tipo de aula, construir um cenário minimamente organizado e criativo é essencial. Mesmo que somente a sua mesa esteja dentro do quadro que vai aparecer no vídeo, certifique-se de que nela existam elementos que remetam ao conteúdo de suas aulas.

Agora, se o enquadramento for mais amplo, é preciso pensar com mais carinho na decoração do cenário. O principal aqui é encontrar elementos que ajudem a criar identificação com os estudantes, mas que, ao mesmo tempo, não os distraiam do conteúdo. Pode parecer complexo, mas é possível mesclar um estilo simples e equilibrado, porém, criativo.

Last updated