Storytelling

Em outro momento deste manual já dissemos que dar aulas é contar histórias. Desenvolver uma boa história é a melhor maneira de criar conexão com os estudantes, tornar o conteúdo mais atrativo, ser ouvido e compartilhar experiências. Essa troca fica ainda melhor quando o educador consegue criar narrativas que estejam relacionadas à realidade do estudante.

Toda narrativa possui início, desenvolvimento, clímax, conclusão e lição moral. Estas etapas precisam ser bem elaboradas para manter a atenção de quem ouve e o interesse por sua continuidade, além de garantir que a mensagem final será compreendida e, com ela, o aprendizado de uma determinada aula.

É bastante comum que a narrativa apresente um personagem principal que precisa resolver um problema. Ele é o elemento central da história. Os estudantes irão dividir com ele as angústias, dúvidas e desejos. É justamente esse compartilhamento de sensações que gera a identificação com o personagem principal e em consequência disso, o interesse pela história.

O que acontece é uma transposição das informações técnicas do assunto para a jornada do personagem central. Os problemas que ele precisará resolver são os problemas relativos ao conteúdo. O ideal é pensar em narrativas curtas que possam ser utilizadas numa mesma aula. Isso para não cansar os estudantes e para que o ciclo da narrativa e do aprendizado se feche, sem o risco de que a narrativa seja esquecida no intervalo de tempo entre uma aula e outra.

O storytelling apresenta muitos benefícios, dentre os quais destacamos o engajamento dos estudantes, o dinamismo da aula e a possibilidade de criar conteúdo interdisciplinar. Aliás, este é um ponto muito interessante. Por vezes, os educadores têm muita dificuldade de dialogar entre si. Através do storytelling, fica mais fácil inserir conteúdos diferentes dentro do mesmo contexto.

Bom, aqui listamos algumas atividades que podem ser desenvolvidas para tornar as aulas mais atraentes e envolventes, trazendo os estudantes realmente para uma atitude ativa. Porém, as possibilidades de práticas e exercícios não se resumem a elas. Há uma infinidade de trabalhos e atividades que podem ser desenvolvidas ao longo do processo de aprendizagem para que os conteúdos possam ser repassados de forma interativa, fazendo com o que conhecimento seja absorvido da melhor maneira por todos.

Last updated