Captura de voz

Seja para uma videoaula gravada ou ao vivo, existem algumas regras que precisam ser observadas na hora de capturar o áudio. A mais valiosa delas é evitar lugares barulhentos. E não estamos falando apenas de construções, carros, motos ou música. Geralmente, os microfones costumam ser muito sensíveis, então, um barulho de ventilador ou mesmo de ar condicionado já pode prejudicar a qualidade do som

Após encontrar um lugar minimamente tranquilo em que sua aula não será interrompida, o passo seguinte é conferir o equipamento. Este processo consiste em ligar os microfones, checar se as baterias estão carregadas e fazer um teste antes de gravar valendo. Se tudo estiver funcionando corretamente, prepare-se para a gravação.

Posicione-se de uma maneira confortável e que lhe permita respirar adequadamente. Garanta que o microfone esteja próximo o bastante de sua boca. Teste a voz, seu tom e certifique-se de ter água por perto. Ligue novamente os equipamentos e lembre-se de não se afastar do microfone.

No caso de uma videoaula ao vivo, utilize qualquer um dos microfones recomendados. O final do processo consistirá em apenas desligar os equipamentos e guardá-los adequadamente. No entanto, se for uma videoaula gravada, prefira os microfones lapela ou shotgun e conecte-os, de preferência, diretamente na câmera. Assim, ao final da gravação, o educador precisará salvar o arquivo referente a aula. Este arquivo será composto de uma faixa de áudio e de uma faixa de vídeo sincronizadas, que deverão ser editadas em algum software.

Last updated