Gamificação

A gamificação tem sido uma das estratégias mais utilizadas na educação para atrair a atenção dos estudantes. Na prática pedagógica, isso significa adotar a lógica, as regras e o design de jogos para tornar o aprendizado mais atrativo, motivador e enriquecedor. Seu potencial é imenso, já que ajuda a desenvolver competências socioemocionais que fazem toda a diferença no aprendizado.

Quando se utiliza o design dos jogos em atividades pedagógicas, a sala de aula passa a ser um ambiente atraente e desafiador na busca pelo conhecimento. Os estudantes passam a participar mais da aula e é possível notar uma melhora em sua criatividade e autonomia, assim como na capacidade de dialogar e buscar soluções para situações-problema.

Isso se dá pelo fato de que a linguagem dos jogos é familiar à maioria dos estudantes. Por isso, se torna muito mais fácil conquistá-los ao propor sua imersão em um conteúdo virtual. É quase como uma “trapaça”, só que do bem. Os estudantes aprendem sem mesmo se dar conta disso, pois aquele estigma de que estudar é chato vai sendo superado na prática.

Last updated