Tons de voz

Quando pensamos numa videoaula, é preciso ter em mente que o seu público está querendo aprender algo e que por isso a mensagem precisa ser clara e eficiente. E aqui já surge uma diferença básica entre aulas gravadas e aulas ao vivo. Nas videoaulas gravadas é fundamental que se fale pausadamente, já que os estudantes não podem interromper para tirar dúvidas. Já nas videoaulas ao vivo, o ritmo pode ser parecido com o das aulas presenciais, até mesmo para que os estudantes não percam o foco.

Outra diferença entre estas duas modalidades está no tempo que o educador tem para improvisar, contar histórias ou fazer comentários que nada têm a ver com o tema da aula. No caso de uma videoaula gravada, é imprescindível que o educador seja breve e objetivo. Para as videoaulas ao vivo já é possível interagir com os estudantes e criar momentos de descontração que são importantes para a conexão entre educador e estudante.

O contexto de cada videoaula vai ser fundamental para determinar qual tom de voz será o mais adequado. Naquelas gravadas, talvez se aplique melhor um tom ameno e sério, que transmita confiança no conteúdo oferecido. Por outro lado, em videoaulas ao vivo, pode-se optar por um tom mais descontraído, que passe segurança para que os estudantes interajam.

Mas claro, não existem regras rígidas quanto a isso. Cada turma é uma turma e cada curso é um curso. O tom de voz utilizado pelo educador vai variar de acordo com a proximidade que ele tem dos estudantes – se ela existir – e do tipo de conteúdo que ele ensina. Talvez não seja uma regra, mas é bom evitar tons muito graves e que possam sugerir algum tipo de autoritarismo ou mau humor, pois isso certamente afastará os estudantes e prejudicará a aprendizagem.

No fim das contas, é o aprendizado que conta. E ele só será possível se a comunicação for bem-feita. Portanto, invista tempo em conhecer e entender quem são os seus alunos. Aprenda o modo como eles falam, que palavras usam, de que maneira interagem entre si. Faça testes, mude, se adapte. E ao encontrar o tom adequado, se esforce para mantê-lo, mesmo em situações de estresse que podem acontecer numa sala de aula virtual.

Last updated