Ambiente educacional
Entenda os diferentes tipos de plataformas educacionais.
O educador que pretende adentrar no universo das aulas virtuais precisará, invariavelmente, lidar com novas ferramentas e tecnologias. O LMS e o VLE são tipos de plataformas muito utilizadas para otimizar processos em instituições educacionais e proporcionar ambientes virtuais propícios à aprendizagem. Mas para que serve exatamente cada um deles e quais suas vantagens?
O LMS (Learning Management System) é um sistema desenvolvido para a administração e documentação de cursos educacionais, assim como programas de treinamento ou programas de aprendizagem e desenvolvimento. Ele é geralmente utilizado por universidades e faculdades, escolas de ensino fundamental e médio e empresas na criação de cursos, matrículas de alunos e relatórios de dados.
As principais vantagens de um LMS estão na facilidade que o educador tem de monitorar o desempenho dos estudantes, na promoção de um ambiente educacional colaborativo, na gestão eficiente dos dados dos estudantes e na gamificação da aprendizagem, o que ajuda a manter o interesse pelo conteúdo e incentiva um envolvimento mais profundo com o processo de aprendizagem.
O VLE (Virtual Learning Environment) ou AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é uma plataforma de aprendizagem online para estudantes que permite aos educadores desenvolverem, carregarem e compartilharem conteúdo, bem como planejarem cursos e aulas. É comum que os VLEs ofereçam ainda rastreamento de dados em tempo real e comunicação entre educadores e estudantes.
As principais vantagens de um VLE estão na possibilidade que o educador tem de flexibilizar seu conteúdo e suas avaliações de acordo com o nível dos estudantes, além de simplificar o registro de nota e presença. Para os estudantes, esta plataforma facilita a organização dos horários de estudo e torna a experiência de aprendizagem mais interativa, através do uso de texto, voz e imagens.
Resumidamente, podemos dizer que a principal diferença entre um LMS e um VLE está na maneira como são utilizados. Enquanto os LMSs são mais adequados para rastrear o progresso de cada estudante no processo de aprendizagem, os VLEs acabam oferecendo aos estudantes uma interação e envolvimento mais profundos. A escolha por um dos dois vai depender das necessidades de cada instituição e das características de cada curso.
Last modified 10mo ago
Copy link